Monday, May 26, 2008

Estraga-prazeres


Quero me aposentar! Já falei várias vezes que quero me aposentar e ninguém me leva a sério.


Logo me dizem que não tenho idade para me aposentar. Mas e daí, o que tem idade a ver com o desejo das pessoas se aposentarem? Acho que a minha idade está corretíssima para a aposentaria. Aguento uma balada de um dia todo andando conhecendo lugares novos; aguento comer fast-food sem ter dor de barriga e nem me preocupar muito com o efeitos colaterais. Posso esperar numa fila, posso dirigir horas a fio...e ainda me dizem que não é a idade para se aposentar. Muito provavelmente eles querem que eu esteja mais pra lá do que pra cá para pensar em me aposentar, e ai então nada funciona direito. O cansaço já não deixa fazer muita coisa, as pernas doem, os joelhos doem, a comida tem que ser especial, o sol tem que ser frio, a neve tem que ser quente, o dia tem que ser curto, e os horários para tomar os remédios precisos. Não se pode esquiar e nem andar a cavalo porque algum osso pode quebrar. O que dirá andar de triciclo, ir numa montanha russa radical, dar um passeio de buggie com emoção.

Quero me aposentar já! Não quero sair numa jornada sem fim para conhecer o mundo, mas quero me dar o luxo de não ter compromisso pela manhã, de acordar tarde, de comer a qualquer hora, de não ter que enfrentar o transito no horário de pico, de ir ao cinema numa terça feira, de dormir 1 hora da manhã...e não ter a consciencia pesada e nem ficar cansado demais para ter que ir trabalhar.


Quero minha aposentadoria e não um calendário de férias. Não quero ninguém ditando quando eu posso viajar e quando tenho que voltar. Quero tirar férias quando eu quiser tirar férias, e quando voltar não ter que colocar nada em dia. Quero cuidar do jardim pela manhã, do aquário pela tarde e sentar na porta de casa no inicio da noite.


E todas essas coisas quero fazer agora e não daqui a não sei quanto anos quando eu não puder mais fazer metade dessas coisas todas. Não quero me aposentar quando não poder andar por mais de meia hora; quando não mais suportar o sol das 15 horas; quando não conseguir ficar acordado num filme de 90 minutos; quando não poder ter uma diferença de mais de 5 horas entre o almoço e o jantar por causa dos remédios que se tem que tomar. Quero me aposentar e poder morder rapadura, chupar cana e comer milho na espiga.


E ainda tem aqueles que me dizem que preciso ter fundos para sustentar minha aposentaria. Esses são realmente uns estraga-prazeres. Fico furioso e não comento mais nada. Levanto e vou me arrumar para dormir porque tenho que estar no escritório antes da 9 da manhã.

3 comments:

Bel said...

É... ninguém pode dizer que você está errado. Mas sabe o que eu acho?
Vc quer se aposentar porque não está no trabalho certo.
Porque eu estou é doida pra começar a trabalhar... acho que tenho TANTO pra fazer... E me aposentar agora não é meu maior desejo, não.

Adriana Horta Fernandes said...

João! Também quero me aposentar! Amei seu texto e os demais que antecedem a este...nunca mais havia passado por aqui. Por sinal, acho que você não deveria deixar de fazer seus registros antes do por do sol, afinal, está na terra onde o mesmo impera absoluto! Bom revê-lo.

said...

Olá João!
Quanto tempo...
Então, assim como a Bel, concordo com o que você escreveu, mas acho que talvez você não esteja no lugar/carreira/ambiente/organização certo.
Beijão...