Saturday, January 28, 2006

A Viagem

Ele fora convocado e estava lá quando devia. A adrenalina da situação o fazia insensível. As coisas de que sentiria falta, as pessoas de quem sentiria saudades, nada disso o atormentava. Simplesmente a ansiedade de cumprir a obrigação da melhor maneira possível o levava a frente dotando-o de uma coragem inexplicável.

Logo ao se apresentar eles o cobrem com roupas apropriadas. Toda a proteção necessária fazendo dele mais homem do que aparenteva ser. Novos amigos, novas missões, novos medos, novas sensibilidades, novos traumas, novas saudades. O coração também se tornara novo, diferentemente novo.

Ele cumpre as ordens exatamente como fora ensinado. Só não consegue cumprir uma e infelizmente a ordem de se manter vivo é por demais complicada e um explosivo invisível no meio do caminho viola tal ordem.

E assim ele volta para casa. A posição é horizontal, a adrenalina já não existe mais, as pessoas já não importam mais. Mas ele voltou, diferente, frio e adormecido. Mas pelo menos voltou!



Saturday, January 21, 2006

Do Massacre ao Amor

Sou um cinéfilo declarado, já estava com saudade e hoje finalmente deu certo nos "embriagarmos" de cinema. Não DVD, mas cinema mesmo com direito ao som alto nas caixas e aquela tela enorme à frente. As crianças e "patroa" entraram numa sala e eu em outra.

Na primeira sala assisti a Munich, sobre o massacre dos atletas israelenses nas olimpíadas de 1972. Muito interessante. Me instigou a chegar em casa e ler mais sobre esse episódio (Black September) e inclusive saber mais sobre os fatos após as olimpíadas. O filme não é monótono e muito pelo contrário, muita ação. E, mais uma vez, o filme me fez constatar a minha ojeriza por qualquer tipo de guerra e violência. Estou devendo um post sobre isso e agora então não deve demorar para sair.

Foi mais de duas horas de imersão no massacre de Munique, mas valeu a pena. Na segunda sala as coisas deveriam ser mais brandas. O filme escolhido: Brokeback Mountain. Como disse, as coisas deveriam ser mais brandas, mas após assistir a esse filme a gente sai da sala de projeção pesado. A senhora do meu lado chorava copiosamente durante os créditos. E não era para menos. O amor, sem importar como ele acontece, é bonito e mexe com os nossos mais profundos sentimentos. Fui, assisti, gostei e sai de lá acreditando ainda mais no amor e confirmando a tristeza que é a solidão.

Não vou falar mais para não estragar as surpresas para quem ainda vai assistir a esses filmes. Mas se você tem alguma dúvida se deve assisti-los, vale a pena tentar. E pra terminar, só mais duas fotos que achei bem bonitas sobre esses filmes.






E agora, boa pipoca, boa coca-cola e bom filme!

P.S. Os filmes assistidos por minhas mulheres foram: Nardia, Cheaper by the Dozen e Hoodwincked. Infelizmente para esses não tenho resenha!! :))

Wednesday, January 18, 2006

Sobre a verdade e o seu oposto

Não prefiro a morte por ser trágica;
Nem prefiro a cara fechada porque trava o coração;

Prefiro o coração apertado;
Prefiro o amor desmascarado;
Prefiro o choro e o soluço;
Prefiro o olhar piedoso e a dor dilacerada...

Mas não prefiro a verdade emcabulada;
Nem a verdade desregulada;
Não prefiro a verdade embaraçada;
Muito menos a verdade envergonhada.

Prefiro a verdade assimilada;
A verdade bem falada;
A verdade desmascarada...
Exatamente assim como prefiro a verdade verdadeira;
Simplismente a verdade, totalmente, inteira...

Caso ainda haja dúvidas, não prefiro a meia-verdade;
Nem prefiro a quase-verdade;
Simplesmente prefiro a verdade
A verdade verdadeira
Simplismente a verdade
Sem subterfúgios
Bem assim, a verdade sem eira nem beira.


P.S. Julia, você já está perdoada!!!! Dad loves U!!

Wednesday, January 11, 2006

Meu Bem Querer

Meu bem querer não me escolheu, apareci.

Meu bem querer não revela segredos, transparece.

Meu bem querer não fala de amor, se apresenta.

Meu bem querer não é lua, tem fases.

Meu bem querer não dorme, adormece.

Meu bem querer não prende, cativa.

Meu bem querer não escurece, sombreia.

Meu bem querer não se fecha, recolhe.

Meu bem querer não me cerca, se aconchega.

Meu bem querer não está a venda, já é meu bem querer...

Tuesday, January 10, 2006

Tá bom ou quer mais???

Recebi um mail ontem que tem tudo a vê com o último post escrito. Apesar de não estar no Brasil, achei muito útil colocar aqui para que aqueles que estão no Brasil comecem a se programar porque não vai faltar oportunidades para vocês darem as saídas de vocês com muito frequência nesse 2006. E eu? Bem, eu vou fazer o que eu puder aqui...mas com certeza aproveitando também. Boa leitura!

**********************************************************

2006 vai passar voando: Copa do Mundo, eleições... Quando abrirmos os olhos já estaremos em Novembro, fazendo planos para o reveillon de 2007. O negócio então é aproveitar muito cada bate-papo, festa, boteco com os amigos, almoços com a família, discussões por e-mail, comemorar como se deve - e como você merece - seu aniversário etc e tal. Mas chega de papo de livro de auto-ajuda e vamos ao que interessa:

> Carnaval - 25, 26, 27 e 28 de FEVEREIRO (ôpa, cabe uma viagenzinha aqui!..)
> Páscoa - 14, 15 e 16 de ABRIL ( aqui também!..)
> Tiradentes (21.04) - cai numa SEXTA (YES!)
> 1º de Maio - cai numa SEGUNDA (até agora tá maravilhoso!!! E nem chegou a Copa)
> Corpus Christi - 15, 16, 17 e 18 de JUNHO (para onde vamos mesmo?!)
> Revolução Constitucionalista (09.07) - cai num DOMINGO (nem tudo é perfeito...)
> 7 de setembro - QUINTA (emenda?!)
> 12 de outubro - QUINTA (emenda?!)
> Finados (02.11) - QUINTA (emenda?!)
> 15 de novembro - QUARTA (acho que não dá pra emendar...)
> Consciência Negra (20.11) - SEGUNDA
> Natal - de domingo pra segunda
> Ano Novo - de domingo pra segunda

Tá bom ou mais ou menos o ano? E tem mais!!!

> 13.06 (terça) - Brasil x Croácia, às 16h00
> 18.06 (dom) - Brasil x Austrália, às 13h00
> 22.06 (quinta) - Japão x Brasil, às 16h00
> OITAVA - 27.06 (terça), às 12h00
> QUARTA - 01.07 (sáb), às 16h00
> SEMIFINAL - 05.07 (qua), às 16h00
> FINAL - 09.07 (dom), às 15h00


Bem pessoal, que vai faltar dias nesse ano, isso vai. E tem gente que ainda reclama que a vida é dura...


*********************************************

Definitivamente não dá pra reclamar!!! Continuem a ter um bom ano!!!

Tuesday, January 03, 2006

A gente vai sair hoje?

Era como se tivesse voltado à adolecência. Joga uma muda de roupa na mochila, pega uns trocados na gaveta, calça a Havaiana, coloca um pouco de gasolina no tanque e pega a estrada. Não foi bem assim nessas proporções básicas, mas foi muito assim dado a maneira como aconteceu.

29 de dezembro de 2005. O caminho foi o mesmo para o trabalho, mas a coragem não. Meio que me arrastei e me forcei a trabalhar. Acho que eu estava precisando do telefonema que recebi para tomar um caminho diferente e com a coragem redobrada. Minha filha me telefona perguntando se iríamos sair à noite. Essa é uma pergunta básica do vocabulário dela, não importa se é uma segunda-feira e eu chegue cansado e estressado do trabalho. Ela sempre quer fazer alguma coisa fora de casa. Mas nessa última sexta-feira de 2005 a pergunta soou como música. Naquele momento após ouvir a pergunta, para mim mesmo respondi que sim. Definitivamente iríamos sair a noite. Eu não tinha a menor idéia para onde sairíamos, mas sabia que sairíamos para algum lugar perto ou longe, mas algum lugar que não fosse ficar em casa.

Depois de alguns telefonemas a reserva estava feita. Destino final: Stone Mountain, Georgia. Seis horas de viagem nos separavam do nosso destino. Pegar um vôo para Atlanta? De maneira nenhuma!! Queria mais era o prazer de passar seis horas dentro de um carro no último suspiro de 2005 com as três mulheres da minha vida. (Minha vida tem muito mais mulheres, mas essas três moram comigo!! Jealousy Kills!!).

A passada em casa só foi para pegar as mochilas, passar a mão no dinheiro que ainda estava escondido na latinha de metal para alguma ocasião especial exatamente como essa, o AMEX na carteira para socorrer nas emergências, uns mapas básicos no laptop para não ir parar em New York e a vontade imensa de cair na estrada. Com o espírito que nós estávamos para essa viagem surpresa, até o hotelzinho de beira de estrada por $30.00 a diária era uma festa.


Já em Stone Mountain, os dois dias que passamos ali foram especiais. O colchão e travesseiros de penas de ganso eram confortabilíssimos; a paisagem era belíssima; o clima era friozinho como de serra; me empanturrar de McDonald's e Pizza Hut por causa das crianças não foi tão ruim assim; fazer o tour da CNN foi imprescindível; ver as crianças patinar no gelo foi emocionante e o tempo aproveitado com três pessoas que fazem de mim um dos homens mais feliz do mundo não teve preço.

E na volta da viagem e exatamente nesse momento que estou escrevendo fico pensando naquela pergunta que minha filha me faz pelo menos umas quatro vezes por semana: "A gente vai sair hoje?" O que que tem por trás dessa pergunta? Vejo que na visão de uma criança, o fato de sair de casa representa a novidade, o diferente. E isso é exatamente o que precisamos para não cairmos na monotonia da vida: novidades e coisas diferentes.

Felizmente naquela última sexta-feira do ano respondi a tempo e optei pelo novo e diferente. Demos sorte de ter podido viajar e ver paisagens novas e pessoas diferentes. Mas se não fosse assim e as paisagens não tivessem sido tão diferentes e nem tão diferentes fossem as pessoas, mesmo assim a saída teria que ter proporcionado o mesmo bem estar e a sensação de estar vivendo melhor. Isso sim, era fator primordial.

Portanto, de agora em diante quero sempre me perguntar: "A gente vai sair hoje?" E quero sempre ter respostas criativas para essa pergunta porque "a vida não pára no porto, não apita na curva, não espera ninguém..."

A propósito, você vai sair hoje?