Thursday, December 01, 2005

Natal: Luzes e Músicas entres outras coisas

Está nas luzes, está nas músicas no rádio, está no ar. Mais um ano acabando. Mas antes disso, Natal. E com o Natal, muitas coisas se transformam e se modificam nem que seja por agora para depois voltarem a ser exatamente como antes. Mas mesmo assim é uma época especial, única, tocante e transformadora.

Parece que acontece como num passe de mágica. De repente pequenas luzinhas começam a pipocar em todo lugar. Os nossos vizinhos compram metros e mais metros de luzinhas, uma atrás da outra como a querer iluminar cada centimetro de espaço disponível no jardim. E na grama, papais noel e renas mais iluminados ainda. As luzes piscam. São vermelhas, depois verde e amarelas. Os papais noel acenam e as renas mexem as cabeças de um lado para o outro. E quando se dá uma volta na vizinhança, todas aquelas luzes e brilho fazem você se sentir culpado por ainda não ter colocado uma única luzinha no seu jardim. Então nós nos perguntamos: para que tantas luzes iluminando um pouco da escuridão das noites de inverno? Talvez porque Natal seja um caminho certo e seguro para tornar os nossos corações iluminados da certerza de que Jesus será sempre uma luz no caminho daqueles que se propuserem a seguir a Sua luz. Ou talvez porque a luz revela o que se esconde no escuro de nós e muitas vezes é necessario nos tornarmos claros para dissipar as nossas solidões, as nossas dores, os nossos medos e os erros que acumulamos desde o Natal passado.

E não podiamos deixar de perceber nas estações de rádio, nos comerciais da TV e nas caixas de som das lojas as músicas natalinas que movem os nossos corações. São as mesmas melodias do ano passado e de todos os anos anteriores, mas mesmo assim parece que se vestem de uma roupagem nova e nos transportam o pensamento para outros mundos com a mesma intensidade de quando as ouvimos pela primeira vez. É bem incompreensivel a capacidade com que essas melodias nos fazem introspectivos. Então nós nos perguntamos: por que essas músicas que não mudam nunca tem a força de nos fazer silenciosos e pensativos? Talvez porque essas músicas foram divinamente inspiradas para que cada nota musical nos leve para dentro de nós mesmos nos dando a oportunidade de vasculhar as nossas entranhas e tentar uma conecção mais forte e constante com a Divina Inspiracao.

São as luzes e são as melodias que fazem do Natal uma época única. Mas as luzes se apagam e são guardadas para o Natal seguinte. E as melodias são arquivadas para serem tocadas daqui a um ano. E a falta do visual e do sonoro vai aos poucos nos tirando a sensação de Natal até que o ano se torna outro juntamente com as resoluções de sermos melhores, mais magros e mais organizados. Mas o Natal não desaparece, não pára e nem morre. Resta portanto não apargarmos as luzinhas que dissipam as nossas escuridões e medos como também não abrir mão de uma coneccão mais forte e constante com Aquele cujo nascimento criou o Natal.

3 comments:

Bel said...

Ontem saí à tardinha pra tomar um sorvete, com uma amiga, e qual não foi a minha surpresa ao passar pela praça da Catedral (lembra?) e ver a escada completamente tomada por crianças cantando essas músicas tradicionais que vc falou. Quero dizer, não essas daí, mas as tradicionais daqui. Senti isso tudo que vc escreveu... (junto com o meu lado crítico que também se manifestou - elas estavam cantando maaaaaaaalllll...) Mas mesmo assim, resolvemos ficar ali até acabar... parece que há algo que nos prende e exige que fiquemos ouvindo, como se algo fosse acontecer, como se estivéssemos num daqueles filmes (que também se tornaram tradição, e só passam nessa época do ano) e algum efeito especial fosse acionado... e muita coisa (ou somente uma) mudasse toda a nossa vida.
Eita, o blog é seu e eu tô aqui filosofando...
Bom dia, bom domingo... espero meu e-mail!

Anonymous said...

Oi João

Nunca pensei em ter um amigo filósofo, é uma boa experiencia! Gostei de ouvir vc falar na mudança que o Natal nos trás e fico com raiva de mim mesma de deixar esta magia ir embora quando as luzinhas se apagam.Porque a magia do que o Senhor foi e é para nós não permanece para sempre!??
Sabe aquela musica "Mary did you know?" é uma das músicas mais linda que acho da epoca de Natal, não tem quem não se sensibilize em saber que aquele bebe que Mary "delivered"iria nos libertar "delived"from sin. Não é Maravilhoso!!

Vai em frente querido, gostei muito, aguardo a próxima!
Tereza

beto said...

Rapaz, que bonito o texto... Natal era pra ser o ano todo né? A boa vontade das pessoas, as gentilezas, a inspiração...

Ah, e a minha resolução é diferente da sua, a minha é ficar gordo!!! hehehe